A incrível história por trás da música “Pela Internet” de Gilberto Gil

Extraído do LinkedIn de Mauro Segura

Essa é uma história que aconteceu há apenas 20 anos. Alguns conhecem partes, mas poucos conhecem a história completa.
Hoje qualquer um de nós é capaz de ouvir uma música ou ver um vídeo num smarphone. Isso se chama streaming, que é a transmissão de áudio e vídeo através de uma rede sem a necessidade de efetuar downloads. Isso é hoje é super comum, mas você tem ideia de quando e como aconteceu a primeira transmissão streaming no Brasil? Aqui tem uma história bem legal. A primeira transmissão ao vivo de uma música, pela Internet, no mundo, aconteceu em 1995 ou 1996. É difícil afirmar exatamente quando ocorreu a primeira, existem muitas versões diferentes, mas aqui no Brasil a primeira transmissão ganhou destaque na imprensa.

Em 1996, Flora Gil, esposa de Gilberto Gil, procurou a IBM para propor um projeto inovador. A ideia maluca foi parar nas mãos, ou na cabeça, de Claudio Zibenberg, um dos caras mais criativos e inovadores com quem já trabalhei. Ele disseminou a ideia dentro da empresa e outros malucos compraram a ideia, especialmente Marcelo Duarte, que tecnicamente garantia que dava para transformar a ideia em realidade. Incrivelmente o projeto evoluiu, com desafios técnicos enormes e com a necessidade absoluta de buscar outros parceiros.

A IBM já tinha uma boa parceria com O Globo que, ao ser convidado, topou entrar no projeto. Era preciso um parceiro forte na área de transmissão de dados via Internet, e aí surgiu a Embratel que se juntou ao grupo, sendo um parceiro fundamental desde o início. Com isso, o grupo estava formado. Éramos IBM, Embratel, O Globo e Gil, que junto com a Flora, encarou a jornada de tirar o projeto do papel. Tudo isso para sermos pioneiros e fazermos história.

O projeto tinha por trás um fato muito singular. Em 1917, ou seja, quase 80 anos antes, era gravado o primeiro samba no Brasil, o famoso “Pelo telefone”, composição de Donga e Mauro de Almeida. A ideia da Flora era simples: criar uma música e lança-la através da Internet, de forma que ela fosse a primeira música transmitida em tempo real pela internet no Brasil. Foi esse o conceito e o desafio que motivou Gilberto Gil a compor a famosa “Pela Internet“. Com esse sonho na cabeça, as equipes começaram a trabalhar durante vários meses. Incrivelmente o nome do software da IBM, que possibilitou tudo isso, era IBM Bamba, em incrível sintonia com samba, Donga e Gil. Tudo parecia estar alinhado.

Na manhã de 14 de dezembro de 1996 o movimento era grande dentro do prédio da Embratel na Avenida Presidente Vargas, no Rio de Janeiro. O edifício ficava pertinho do prédio da IBM, localizado na mesma avenida. Eram dezenas de pessoas circulando: especialistas e técnicos da IBM e da Embratel, equipe do O Globo, músicos, produtores, cabos por todos os lados (não existia wifi nessa época), o contexto representava um cenário de guerra. Tudo estava sendo montado para o grande evento. A complexidade era enorme, tudo era novidade e o entusiasmo era incontrolável. A entrada de grandes caixas, dos equipamentos musicais, o disse-me-disse dentro do prédio por conta da chegada do Gil, tudo isso deixava a equipe em estado de euforia máxima, mesmo considerando que aquele dia era um sábado, não sendo um dia de trabalho normal.

O projeto foi um sucesso! A música foi lançada e transmitida ao vivo pela Internet naquele mesmo dia, diante de uma plateia exclusiva, extasiada, numa sala apertada, repleto de equipamentos, cabos, técnicos, botões… com a banda completa de Gilberto Gil, com seus equipamentos musicais em tom frenético. Até aquele dia, transmissão ao vivo era somente por rádio e TV. Foi um dia mágico, registrado pelo O Globo e pela imprensa em geral como um acontecimento musical e da tecnologia brasileira. A música “Pela Internet” se tornou um sucesso nos anos seguintes.
 
Assista abaixo um filme raro, produzido naquele dia mágico de 1996:

Pela Internet - Gilberto Gil

 


A incrível história por trás da música “Pela Internet” de Gilberto Gil

Start typing and press Enter to search